terça-feira, 7 de junho de 2011

Pilates no solo (MAT PILATES)

Olá, demorei mas to postando, aproveitar que to de folga forçada, com uma talinha no pé esquerdo. Enfim sobrou um tempão danado para colocar aqui pra vocês o que eu tenho estudado tanto, tenho comprado livros, e em fevereiro fiz mais um curso de Mat Pilates!

Na verdade eu comecei nesta área e depois sai, e com mais calma fui procurando e me interessando cada vez mais sobre pilates e com isso foi crescendo uma paixão ( mais uma né, eu não sei dizer na verdade qual aula eu amo mais dar , rsrsrs )

Bom vamos ao assunto , o Pilates foi criado por um alemão chamado Joseph H. Pilates a mais ou menos a 90 anos.
Joseph H. Pilates (1880-1967) criou um método de atividade física que combina arte e ciência e visa promover o desenvolvimento equilibrado de mente e corpo. (Silver, Brooke, 2008).
O pilates é baseado em movimentos de Yoga e artes marciais, trabalha condicionamento físico, respiração e te dá uma boa postura.

O pilates trabalha na "casa de força", o famoso POWER HOUSE. A casa de força se concentra-se em lombar, o abdomêm e glúteo, e em aula a força sempre se concentrará nesta região. Fazendo com que você automaticamente corrija a sua postura . Algumas pessoas não tem o hábito de andar e sentar com coluna ereta (com uma boa postura) e quando chamado a atenção a boa postura faz com que sinta dores, e isso é um resultado de um musculo não fortalecido e o pilates fortalece a nossa casa de força, a má postura faz com  que o abdomêm se projete para frente fazendo aquela famosa "pochete", a coluna fica curvada deixando algumas pessoas corcundas. O Pilates corregi a sua postura em aula, faz com que você conheça seu corpo (conciência corporal), e quando você conhece seu corpo fica mais fácil para corrigir isso no seu dia-dia.

A aula de pialtes pode ser feita em aparelhos ou até mesmo no solo, com uso de bolas, pesos, faixas elásticas e etc.
Sem contar que tonifica os músculos, aumenta a flexibilidade e o equilibrio.
Uma aula  completa, que trabalha o corpo , a mente e sua respiração, e isso resulta-se em um corpo equilibrado e saudável.




Vou colocar aqui os horários das aula de Pilates que estou dando no Tumiaru junto com a professora Luciana.
Segunda, quarta e sextas das 16:15 hr e as 17:15 hr
Terça e quinta das 10:15 hr, 16:15 e as 17:15
No Clube de Regatas Tumiaru localizado na Praça Coronel Lopes em frente ao MC Donalds, São Vicente- Centro.
Tel: 13-3568.5008



Referências: O Corpo Pilates, Brooke Silver.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Treinamento Resistido Manual.

Olá, Nossa depois de mto tempo resolvi postar ! Alias resolvi não, me sobrou um pouco de tempo, e nesse tempo andei lendo uns livros da minha área e uns deles foram Treinamento Resistido Manual, que eu tinha uma certa curiosidade de saber como funcionava e amei, achei super diferente e mais uma vez prova que para ter um certo aumento da massa muscular não precisamos só da sala de musculação, existem outras maneiras de ser treinar e buscar resultados positivos.

Treinamento resisitido, por definição, segundo a NSCA ( Associação Americana de Força e condicionamento), refere-se a um método especializado de condicionamento que envolve o uso progressivo de uma gama de cargas e uma variedade de modalidades  de treinamento designadas para melhorar a saúde e/ou o desempenho esportivo.( Teixeira, Cauê Vazquez La Scala, 2011)

 O Treinamento resistido manual, ele não precisa ser realizado em sala de musculação , ele precisa apenas de um companheiro de treino que saiba da modalidade e que tenha uma certa experiência ou até mesmo o seu personal trainner ( ou o seu professor que seja especializado nesta área). E quem está treinando não precisa necessariamente da carga de aparelhos ou de anilhas , a carga vem manualmente por meio do seu  companheiro de treino ou do seu professor.

Quem quiser e estiver interessado em conhecer, fale com professor da sua academia, converse com seu personal trainner. Dê uma inovada no seu treino, estimule seu corpo com coisas diferente, assim seu treino não cai na manutenção e nem na rotina, evitando desculpas do clima estar frio ou quente, muita chuva ou sol. O importante é treinar, promover saúde, e sempre pensar em bem- estar !!!
Vou colocar o link do vídeo do Professor Cauê, o Autor do Livro Treinamento Resistido Manual .http://www.youtube.com/watch?v=hTPM6KMiq7g

terça-feira, 27 de abril de 2010

Anvisa libera uso de suplementos de creatina e de cafeína para atletas

Estou colocando uma reportagem que saiu hoje no site da globo.
Achei interessantes sendo que a galera sempre está procurando tomar esses tipos de suplemento.
Leiam e tirem suas duvidas,

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/04/anvisa-libera-uso-de-suplementos-de-creatina-e-de-cafeina-para-atletas.html

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Corrida para iniciantes: Treino Intervalado

Desculpas pela demora do post, mas estava resolvendo coisinhas rsrs



Eu tinha programado um post sobre corridas para iniciantes, por causa dos “10km TriFM”, essa prova tão tradicional que reúne cerca de 15 mil atletas profissionais e amadores todos os anos pelas ruas de Santos e que já é bem mais que esporte, é realmente um evento social que une as pessoas.


Mas vou dar um exemplo de treino de corrida, independente de quem vai ou não participar da prova. Vale lembrar que antes de começar qualquer atividade física, é necessário fazer uma avaliação, então consulte seu médico. E para aqueles que têm problemas de articulações (joelho, tornozelo ou coluna), tenham um cuidado maior evitando atividades de impacto e perguntem ao seu médico quais as melhores atividades pra você.


Para a galera que quer começar a correr, segue um treino intervalado (ou popularmente, “intercalado”) de trote com caminhada.


E os que já praticam alguma atividade aeróbica e querem começar a correr, o ideal é iniciar na academia, pois na esteira fica mais fácil de controlar a velocidade e sempre há um professor por perto para poder supervisionar.


Na rua, o controle da velocidade fica um pouco mais difícil, as condições do solo às vezes dificultam e o vento contra também pode acabar não facilitando o início do seu treino.


Os benefícios da corrida são os mesmos de qualquer atividade física, entre eles, a melhora da autoestima, perda de peso, tonificação dos músculos das pernas e ajuda no sistema cardiorrespiratório. É importante sempre usar um tênis adequado para corrida e roupa leves.


Vamos ao treino!


- 4 primeiras semanas (1º mês): Faça de 2 a 3 vezes por semana, de 35 a 40 minutos. Nos primeiros 10 minutos, faça uma caminhada (se for na esteira, controle a velocidade entre 5.8 a 6.3 km) e em seguida intercale com trotes. Ex. 3 minutos de caminhada (Velocidade 6.5 km), 2 minutos de trote (velocidade 7.0 a 8.0 km). E mais 5 minutos de caminhada para voltar à calma.


- No 2º mês, mude a velocidade nos trotes, diminua o tempo das caminhadas e aumente o tempo do seu treino. Mas isto, somente se você estiver sentindo que já consegue aumentar o tempo e velocidade. Caso contrário, continue no mesmo treino até perceber que seu condicionamento está melhorando a ponto de poder aumentar a intensidade.


Ao longo dos outros meses, você pode intervalar trotes e corridas com uma baixa velocidade, tudo no seu tempo.


Não tenha pressa. Assim você evita acidentes e mantém seu treino eficiente. Ok?


Bom galera, desculpem mesmo pela demora do novo post. E um beijão!


Lançamento Tumiaru

Olá Galera sábado dia 17/04/2010 a partir das 09 hrs terá o lançamento dos Bodys no Tumiaru onde dou aula, estou convidando vocês a  participarem das aulas


Os meus horários são: 10:30 RPM e as  11:40 Power Jump!
Espero vocês por lá !

Um Grande Beijo Profª Heluza

segunda-feira, 22 de março de 2010

Atividade Física na Gestação:

Ouço sempre a pergunta de algumas alunas sobre qual a melhor atividade (exercícios ou modalidades) para se fazer na gravidez. E eu sempre respondo com outra pergunta: “o que seu médico disse?”, ou “quais recomendações ele passou?”


Afinal, não podemos prescrever ou recomendar nenhum tipo de treino sem uma autorização médica no caso de uma gestante sem saber se está tudo bem com ela e com o bebê. Sempre há algumas exceções e devemos lembrar que o mesmo não serve para todas.


A prática de exercícios pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães. Dores nas costas e a formação de varizes podem ser diminuídas com alguma atividade. E os exercícios também ajudam em uma melhor circulação sanguínea, prevenindo o inchaço e as cãibras nas pernas.


Um estudo de 1989, publicado pelo American Journal of Obstetrics and Gynecology mostra que as mulheres que haviam se exercitado com moderação e regularidade durante a gravidez acharam o parto menos doloroso e tiveram uma recuperação pós-parto mais rápida. (www.colaweb.com)


Citei alguns benefícios para a maioria das mulheres, mas devemos levar em consideração algumas medidas e avaliações como a idade, estatura, grau de nutrição, se é portadora de alguma patologia, tipo de exercício, intensidade e duração da atividade, ambiente onde é praticado, se em altitudes elevadas, calor, frio, pois sabe-se que o exercício induz a profundos efeitos fisiológicos na gestante - muitos dos quais aumentam a oxigenação fetal, mas outros podem diminuí-la.


E em se tratando de gravidez, fazemos tudo personalizado. Se a futura mamãe não for sedentária, podemos seguir como base o que ela praticava com algumas restrições, modificando a duração e os dias da semana. Por exemplo, se você, gestante, fazia atividades de 5 a 6 dias por semana, passe a fazer de 2 a 3 dias por semana. E para uma mulher que não praticava nenhuma atividade e agora veio a fazer, as restrições serão as mesmas: exercícios de baixa intensidade e sempre com a recomendação médica.
Algumas atividades seguras para as gestantes:


- Exercícios aeróbios como caminhada, natação, ciclismo, hidroginástica, entre outros;


- Musculação ou ginástica localizada;


- Alongamentos;


- Ioga;



- Pilates.


Não se deve fazer nenhuma atividade que tenha impacto, de intensidade muito alta ou de longa duração. Deve-se fazer em média de 30 minutos a 1 hora.


Futuras mamães, as dicas já foram dadas! Façam um bom treino, mas antes, consulte seu médico.




____________________________
Agradecimento a Carolina Ferreira uma Grande Amiga!


____________________________
Contato:
Heluza Queiroz
CREF.054476-G/SP
Tel.: (13)34683614 ou Cel.: (13)97222933

sexta-feira, 19 de março de 2010

Dê valor ao profissional de Educação Física.

Bom hoje eu acordei e já quando fui deitar pra dormir esse pensamento não saiu da minha cabeça : Porque a área da Educação Físca é tão desvalorizada ? Por que os próprios profissionais se desvalorizam ?
A minha revolta (ainda bem que não é só minha) começa por profissionais que não são da área estarem na nossa , mas se ninguém começa por onde, não adianta nada.
Como no meu post anterior falei da Ginástica Laboral, vou começar falando dessa área. Como tem FISIOTERAPEUTA dando aula de Ginástica Laboral, sendo que essas aulas são exclusivamente da nossa área, permitido só para  quem tem o CREF ( Conselho Regional de Educação Físca ), isso é lei, e cade os professores de Educação Física? Escuto sempre essa frase: Está faltando professor de E.F. .Faltando ?? Eu diria ta faltando uma boa renumeração isso sim .
Os valores de um bom sálario agora não são o que eu quero dizer. To querendo falar dos nossos valores como profissionais, 4 anos de faculdade, curso de extensão, de pós- graduação são feitos para estarmos adaptados a deteminadas aulas, e finalmente algumas empresas contratam profissionais que nem são qualificados pra certar áreas .
Como diz meu pai : De médico e professor todo mundo tem um pouco; e por isso que escuto sempre bobagem, escuto coisas até do tipo Atividade Física não adianta nada é só mito!
Temos uma profissão que abre o leque para nós, temos da Educação Física Escolar até a Recreação, do Técnico ao Treinador, do Personal Trainer ao Instrutor de Musculação, Ministramos aulas Aquáticas e Terretres.
Desculpem Fisioteraupetas mas o lugar de voçês não é no nosso, podemos nos ajudar, mas nos desvalorizar, JAMAIS!
A Função do Fisioterapeuta  é, portanto, a de ajudar pessoas que estão com alguma limitação física ou orgânica a retomar suas atividades normais, ou seja, reabilitar o mais próximo possível de suas atividades de vida diária (e outras coisas a mais, mas coloquei aqui um resumo).Não é dando aula de Pilates , Jump, e Ginástica Laboral.
Espero que ninguém se ofenda, to defendendo a minha profissão, a minha paixão que é o meu trabalho.
E colocando segurança na nossa área também. Vocês já viram algum professor no lugar do médico? Ou Dentista no Lugar de um médico Clínico ?
Então Professores de E.F. Vamos nos valorizar.


Um Grande Beijos aos meus alunos.